
Apesar de a Irlanda ser um país europeu e bem desenvolvido, também possui seus problemas sociais. O mais famoso certamente é o alcoolismo, que atinge parte considerável da população aqui, e também o cigarro. Trabalhando como entregador de panfletos entrei em contato com pessoas mais simples da cidade, e pude perceber que o consumo de cigarro entre elas é alto, o que faz o cigarro também ser uma preocupação por aqui.
Um outro problema social aqui é a respeito de pessoas sem lar, moradores de rua ou homeless, como são chamados por aqui.
Navegando um pouco na internet, encontrei as seguintes estatísticas. Em março de 2002, havia 5.581 pessoas desabrigadas na Irlanda, sendo 2.920 em Dublin e região. Em estatísticas mais recentes sobre os sem-abrigo na Irlanda, podemos perceber que o índice não cresceu muito. Dos 4,5 milhões de pessoas na Irlanda (censo de 10 de abril de 2011), 3.808 estavam em alojamento para desabrigados ou foram dormir na rua, com 2.375 vivendo em Dublin. Isso dá aproximadamente 8,5% da população do país.
O fato curioso aqui é que existe uma equipe de apoio que dá suporte aos desabrigados eu já me deparei com essa cena ilustrada aqui por várias vezes, o que na minha opinião é algo bonito de se ver.
Dessa vez, quando me dei por conta, eu estava parado por mais de 5 minutos apenas assistindo a equipe de apoio trabalhar. Fiquei olhando, eles conversando com os moradores de rua, servindo um copo com leite para cada e providenciando alimentos. E batendo um papo até, e não somente entregando um alimento e saindo para atender um próximo.
Vale lembrar que esse assunto pode facilmente se tornar algo polêmico, mas não é a minha intenção com esse texto. Apenas gostaria de compartilhar uma cena bonita que presenciei, onde pessoas tentam balancear um pouco a desigualdade social ao seu redor.
Imagem retirada de: https://itsanirishlifeforme.wordpress.com/
Deixe uma resposta