Inspiração de Vida e Empreendedora

Silvio Santos e Shi Tzu

A riqueza financeira não é suficiente

A posse de riqueza é certamente um sonho de maior parte das pessoas hoje nesse mundo. No entanto, sabemos que várias delas não medem esforços e também não se importam com as consequências pela conquista de poder. Principalmente porque na maioria das vezes, quem sofre as consequências não são elas mesmas e nem sua família e amigos.

O melhor exemplo está em meio aos políticos no Brasil, em que é normal cada um deles possuírem fazendas enormes, condomínios de luxo, mansões sendo paga em parcelas próximas de 30 mil reais mensais, carros de luxo, entre outras inúmeras mordomias.  Claro que não são todos, mas no entanto sabemos que muitos deles possuem grande parte de sua riqueza por meio de fontes irregulares de renda.

Por outro lado, existem pessoas sim que são bilionárias e desfrutam de todo o luxo possível, mas por mérito próprio. Por exemplo o Senor Abravanel, ou Sílvio Santos como é popularmente conhecido.

Não vou descrever toda a trajetória dele aqui, mas recomendo muito a leitura sucinta na Wikipédia ou na obra A Fantástica história de Sílvio Santos, de Arlindo Silva. Todavia, só de sabermos que de um camelô ele se tornou um dos homens mais ricos e respeitados do país, já é de se admirar. Inclusive eu terminei hoje a leitura da biografia citada e a recomendo.

Em minha opinião, o Sílvio Santos é hoje um herói brasileiro por toda sua história de luta, inspiração e conquistas. E olha que eu não vejo um programa dele faz anos.

Hoje eu acredito convictamente que todos nós, que cada ser humano possui um potencial imenso, enorme, quase infinito de fazermos coisas incríveis, fabulosas e inimagináveis, no entanto muitos ainda não são conscientes disso. No contexto atual, a para-olimpíada é um bom exemplo do que eu estou falando.

Quem quer dá um jeito. Quem não quer, dá uma desculpa.

Só para constar, não estou afirmando que o Sílvio Santos é um santo ou que ele nunca errou. Pelo contrário, certamente ele deve ter cometido vários erros assim como todo ser humano. Mas é indiscutível que ele possui uma história de vida inspiradora.

“Eu não nasci dono de televisão. Eu fui dono de televisão porque os donos de televisão fecharam as portas para mim.” – Sílvio Santos

Segue abaixo alguns trechos de uma entrevista pública concedida por ele na década de 90, após passar por momentos difíceis de sua vida e se abrir ao público para esclarecimentos de todos os tipos.

Para quem estiver interessado na entrevista completa, está aqui neste link do youtube uma lista com todos os episódios.

Já o vídeo abaixo é uma compilação de trechos de entrevistas. O vídeo não é de minha autoria, então peço que relevem as mensagens de propaganda inseridas dentro do vídeo. Ainda com isso e pelo fato de ele possuir 17min, vale muito a pena assisti-lo.

Uma das frases ditas por ele que mais me chamou atenção e que eu posso confirmar a veracidade foi a seguinte.

Quando uma porta se fecha, Deus abre uma janela. – Sílvio Santos

E em pensar que ele quase foi presidente do Brasil no lugar de Fernando Collor de Mello em 1990.

Deixe uma resposta