É engraçado. Sempre vi na televisão, principalmente em filmes estrangeiros, as pessoas comentando com as outras algo parecido com “Não está um lindo dia?” se referindo a um dia de sol com céu aberto e pouca intensidade de vento(*). E, por mais que seja legal um dia de sol quente, no fundo para mim ainda não fazia tanto sentido.
Depois de alguns meses aqui na Irlanda, constatei que isso acontece por aqui também. E mais do que isso, um dia de sol pode mudar completamente o humor das pessoas por aqui. A gente sempre ouve os mais velhos, digo, os mais experientes falarem que as vezes é preciso perder algo para se dar valor, o que acaba acontecendo por aqui sobre o assunto.
Isso exatamente porque, o que os irlandeses, por exemplo, chamam de um lindo dia é nada mais que um dia comum no Brasil. Especialmente em Ipatinga, MG.
Por outro lado, tenho dito já há algum tempo que tudo em exagero é ruim, inclusive os dias de sol. O exagero destes tem rendido problemas sérios em inúmeras cidades brasileiras, prejudicando-as no abastecimento de água potável à população, que é oriunda das chuvas.
Falar que o clima no Brasil é melhor que o irlandês no quesito citado já deixa de ser um fato para uma mera opinião. Ambos tem suas vantagens e desvantagens.
A parte interessante aqui é que, quando o sol aparece no verão, o pessoal não perde tempo, o que é bem bonito de se ver. Os parques e jardins ficam bem cheios de público de todas as idades, pessoas sentam às margens do canal que corta a cidade (algumas vezes com uma cerveja na mão, claro), pubs funcionam com área aberta. Enfim, qualquer hora é hora de tomar um sol e relaxar, ou como já dizia uma amiga, fazer uma fotossíntese tranquila. Risos. Até porque, o sol está se pondo depois das 23h da noit.. ops.
(*) Na Irlanda, não adianta olhar pela janela de dentro do seu quarto, ver o céu aberto e o sol radiante sem também perceber se as árvores estão se mexendo feito um Boneco do Posto. O vento aqui pode chegar em velocidades incríveis ao ponto de não te deixar pedalar uma bicicleta, te jogar de lado ou até mesmo fazer ela se movimentar sem sequer você pedalar (#TrueStory), dependendo apenas da direção vetorial. Ah, e ele também faz a sensação térmica dar uma diferença gritante da temperatura real, ou seja, roupas de frio em dias de sol.
Deixe uma resposta