
No ambiente de negócios às vezes é fácil ficar confuso sobre liderança e poder, especialmente para os gestores. Um gerente usa apenas o poder quando ele dá ordens para a sua equipe sem se importar se eles estão motivados ou não fazê-lo. O caso mais comum é quando os funcionários fazem as tarefas só porque precisam do seu pagamento no final do mês.
Em outro extremo, temos os gerentes líderes. Com esse tipo, a equipe tende a seguir o que gerente orienta com motivação e geralmente bons resultados.
Hoje eu terminei a leitura de um livro incrível e eu recomendo para todos os gerentes ou todos os que pretendem ser gerente um dia.
O livro é “O Gerente Minuto”, de Kenneth H. Blanchard e Spencer Johnson.
Este é um tipo de livro eficiente, porque tem uma leitura fácil, não muitas páginas e muita sabedoria.
Ele conta uma história do Gerente Minuto. Ele é um homem que trabalha em uma grande empresa e tem algumas regras e pensamentos para gerenciar sua equipe de funcionários. Essas regras fazem seu trabalho completamente eficiente, gerando bons resultados e economizando o seu tempo.
Suas principais regras são:
1. Definição de Objetivos Minuto
Isso significa uma página de uma folha de papel com todos os objetivos escritos para um membro da equipe, e essa página pode ser lida todos os dias em apenas um minuto. Isso faz os objetivos firacem claros para a pessoa e portanto mais fácil de ser alcançado.
2. Elogios Minuto
A maioria dos gerentes não fazem nada quando flagram seus subordinados a fazer alguma coisa certa e muitas vezes fazem uma tempestade quando os flagram fazendo coisa errada. Isso faria muito sentido se eles estivessem trabalhando com robôs. Como geralmente (ainda) não é o caso, é importante se preocupar com a auto-realização dos funcionários, a auto-motivação (*).
O Elogio Minuto é quando o gerente captura um membro da equipe fazendo a coisa certa e conversa com ele sobre isso, re-forçando que este é o caminho certo e informando que se sente orgulhoso por isso. A motivação deste empregado em continuar fazendo a coisa certa será alta com certeza. E, tudo isso de uma forma simples, tomando apenas um minuto.
3. Repreensão Minuto
Os funcionários são seres humanos e por isso são capazes de cometer erros. No entanto, é importante para um gerente identificar quem fez o erro e usá-lo como um aprendizado para quem o fez e cuidar para que isso não aconteça novamente.
A coisa mais importante neste momento para o gerente é tomar cuidado para não atingir o membro da equipe pessoalmente, mas apenas o comportamento errado que ele fez. É importante manter o respeito pelo empregado neste momento.
E há alguns bons pensamentos que você também vai encontrar no livro. Como por exemplo:
“Pessoas satisfeitas consigo mesmas produzem bons resultados.”
“Ajude as pessoas a alcançar seu próprio potencial. Flagre-os fazendo as coisas certas, não apenas coisas erradas.”
“Todas as pessoas são potenciais vencedores. Alguns deles parece não ser. Não se deixe enganar pelas aparências.”
Às vezes, podemos resolver as coisas difíceis com soluções fáceis.
“Make it simple!”
(*) Na verdade eu acredito que a palavra “auto-motivação” é uma redundância, pois a motivação sempre vem de dentro pra fora de uma pessoa.
Deixe uma resposta